Introdução: Você quer ser um instrumento/ferramenta usado por Deus ? Você sabe o que isso significa? Não duvido, o fato que todos vocês tem o desejo de serem instrumento nas mãos de Deus! Eu também desejo! Mas para Deus usá-lo, como instrumentos em suas mãos precisamos estar em perfeitas condições de uso. Necessitemos que o Espírito Santo de Deus nos encha e nos capacite para usarmos nossos dons, talentos, potencial, habilidades e idéias, que tudo isso deva ser consagrado a Deus. Vejamos, de acordo com os textos bíblicos, as características que são requeridas de alguém que quer ser instrumento usado por Deus:
Nossa admiração e adoração a Deus aumenta a cada dia, nosso conhecimento de Deus aumenta, nosso temor se torna mais profundo, nosso amor se aperfeiçoa ao passar do tempo de relacionamento que mantemos com ele. Nossa afetividade com Deus, se torna sincera e devocional e com isso passamos a refletirmos o que o Senhor deseja com as nossas vidas. "Ser religioso, não denota uma intimidade com Deus, mais sim revela o nosso pleno desconhecimento de Sua Pessoa".
2ª HUMILDADE: (II Cr 7:14). Quem quer usado por Deus precisa ser Humilde: saber ouvir, refletir e discernir sobre o que ouviu. Aceitando as idéias dos irmãos que algumas vezes são a maioria. Precisa ser alguém que não importa a posição que ocupe, ouça as pessoas, pois Deus fala através de pessoas. O povo de Israel algumas vezes visto por Deus como um povo obstinado e de dura cerviz: (Ex 33.3; 33.5; 34.9; Dt 9.6; 10.16; 31.27). O que é cerviz? A nuca, parte posterior do pescoço – curvar a cerviz significa submeter-se, dar-se por vencido, se entregar, se render.
Cerviz dura: Significa soberba, arrogância, exaltação, altivez (Mq 2.3). “Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que projeto mal contra esta família, do qual não tirareis a vossa cerviz; e não andareis altivamente, porque o tempo será mau”.
Se humilhar aqui é reconhecer a sua fragilidade e total dependência de Deus, se render a Ele, se entregar sem esboçar nenhuma reação, significa literalmente “abaixar a cabeça”. Ex: (Lc 18.10-14). Quer ser usado ? Seja Humilde. Deus o exaltará (Tg 4: 10).
3ª EXEMPLO: (I Tm 4:12 e Fl 3: 17 e 18). Paulo orienta para que ele se comportasse de tal maneira para que ninguém o desprezasse, mesmo sendo ainda muito jovem. Ele deveria ser uma pessoa que servisse de exemplo entre aqueles que já tinham uma boa conduta. O desafio é ser modelo para os fiéis. Esse deve ser o objetivo de todos que procuram agradar a Deus. O apostolo aponta cinco áreas onde Timóteo deveria ser exemplo: Ser exemplo para os fiéis em tudo, (na palavra, no procedimento / testemunho / ações, no amor, na fé e na pureza). Ser um exemplo na sua forma de falar (usar bem as palavras). Rejeitar as conversas tolas, fúteis e inconvenientes. Zelar do bom nome de Cristão.Ter uma conversa agradável e edificante. Procedimento: Cuidar de todo o seu estilo de vida. Cuidar dos seus relacionamentos, seus negócios, suas decisões, seu modo de vestir, suas escolhas, o uso de seu tempo, seu lazer, suas leituras, sua saúde. Ser conhecido como pessoa que ninguém pode acusar de nada. Ter o compromisso em todas as áreas da vida cristã. “Comunhão, cooperação (integração), e serviço”. Amor: Trabalhar com pessoas exige relacionamento amável. Relacionar-se com crianças, adolescentes, jovens e adultos, homens e mulheres. Amar a todos indistintamente. Mostrar amor como um estilo de viver em tudo que se faz. Hoje vivemos numa sociedade grosseira. Nada é mais agradável do que uma pessoa amável! Fé: Marcar a modernidade com atitudes de fé. Mostrar que fé em Deus não é caretice. Ter como referencial de fé a confiança em Jesus Cristo. A incredulidade é a marca deste século. A tecnologia e o espírito da pós-modernidade têm cegado multidões que há muito perderam o referencial cristão de fé. Pureza: Rejeita a imoralidade. Zelar por tudo que se está Vendo, Ouvindo, Lendo, ou acessando. Ser o exemplo nos relacionamentos com o sexo oposto. Tomar posições que ajudem a fugir da aparência do mal, ou do próprio mal.
Que cada servo de Deus esteja determinado a viver segundo os padrões que Deus tem estabelecido para nós em sua Palavra, a Bíblia.
Buscar a retidão da palavra de Deus em todos os aspectos procurar ser qualificado como servos/obreiros aprovados seja no trabalho ou em casa, na Igreja ou em outros lugares, temos que buscar estar sempre aprovados diante de Deus, pois o próprio Deus está em todos os lugares graças a sua onipresença. Se tivermos sempre um coração voltado a Deus onde quer que estejamos e em qualquer situação seremos um instrumento nas Suas mãos.
4ª RENUNCIAR: (Lc 14: 26 e 27). Ser um instrumento nas mãos de Deus é amá-lo acima de todas as coisas, pois você estará abrindo mão de toda sua vida para viver a vida Dele. Então, o Cristão não renunciará apenas certas coisas de que gosta, mas também os seus próprios gostos, sempre que eles forem contrários à vontade de Deus. Renunciará seu próprio ego, seus desejos naturais de ser admirado, de ser notado, de ser temido, de estar no controle das situações. Receberá com alegria as situações adversas que o retirem da zona de conforto, levando-o a reconhecer sua fraqueza e incapacidade.
É preciso entender o porquê devemos ser um instrumento nas mãos de Deus. Você é um instrumento para amar as pessoas e participar do seu processo de transformação através do poder de Deus. Então entendemos que ser um instrumento nas mãos de Deus é servir a Deus da forma como Ele quer, e não da nossa forma. É ter a motivação correta para louvar e servir-lo, nós não devemos ter em nossos corações o desejo de ser uma estrela musical ou a grande atração dos cultos de Domingo, nós devemos nos voltar para o coração de Deus. Nós somos filhos usados por Deus, sempre prontos para transmitirmos a sua palavra..
Deus hoje quer tratar nosso caráter para não pensarmos que somos melhores do que os outros porque temos o dom de tocar ou cantar, ensinar, aconselhar e pregar. Porque tudo que temos deve ser para Ele e por Ele. Dia após dia nesse Ministério devemos diminuir para que Ele possa crescer.
Perguntas para reflexão
- Você realmente quer ser um instrumento nas mãos de Deus? Existe algo que tem impedido esse processo na sua vida?
- O que é preciso fazer para experimentar o poder de Deus na sua vida?
CONCLUSÃO
Somos servos de Deus. Devemos estar a ser instrumentos nas mãos de Deus para anunciar a sua Palavra. Essa Palavra que nos trás uma mensagem de esperança e vida. Instrumentos para levar os perdidos aos pés do Senhor Jesus. Instrumentos para levantar bem alto o estandarte da nossa fé em Cristo. Instrumentos que são meros instrumentos, reduzem-se à sua insignificância, diminuem para que Jesus Cristo cresça e seja exaltado. Vamos de uma vez por todas deixar de querer ser mais um instrumento qualquer, somos instrumentos criados pelo próprio Deus, Existem duas pessoas que podem tocar nossa vida: satanás com tudo o que ele traz do mundo e do pecado, ou Deus em sua sabedoria, santidade, graça, misericórdia e seu amor incondicional nos guiando pelos seus caminhos perfeitos. Que você seja encorajado a tomar essa decisão: Libere o Rio de Deus!” Sejamos pois instrumentos nas mãos do Senhor. Deus não usará nossa vida enquanto os nossos achismos e idéias estiverem fora da sua palavra e acima da sua vontade. A Palavra mesmo diz que a vontade Dele é boa, perfeita e agradável, ou seja, o que Ele fará será perfeito.
Sejamos, pois instrumentos nas mãos do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário