quarta-feira, 17 de abril de 2013

TEMA: O QUE DEUS ESPERA DA IGREJA?

Qualidades que o Senhor deseja ver em sua igreja e que são essenciais para que subamos com Ele.

Igreja gloriosa, sem mácula nem ruga nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 


INTRODUÇÃO:

Em meio às diferentes opiniões acerca da Igreja, não precisamos ficar entregues às especulações, como senão tivéssemos uma orientação clara e precisa da parte do Senhor sobre o assunto. Graças a Deus não estamos desorientados e sem direção, pois Ele deixou muito claro em Sua Palavra o que é a Igreja e o que espera dela.

1.                     Uma igreja comprometida com a verdade (Ef 4:25).

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
MAS NÓS QUE SOMOS NASCIDOS DE NOVO SABEMOS QUE O DIABO É O PAI DA MENTIRA, LOGO SE VIVERMOS MENTINDO SOMOS FILHOS DO DIABO.
Vivemos em um tempo onde é um grande desafio estar comprometido com a verdade, pois a verdade para muitos se tornou algo relativo, sem valor e nem importância. Estamos em uma sociedade onde cada um cria a sua própria verdade sem se importar com o que é verdadeiro realmente.
A Igreja de Jesus foi chamada para viver na contra-mão deste mundo, se para o mundo a verdade é algo relativo, para a Igreja continua sendo algo absoluto.
Ser uma Igreja comprometida com a verdade significa ser, fazer e pregar tudo o quanto está no coração de Deus. Uma Igreja comprometida com a verdade não está comprometida com seus interesses pessoais, ou com aquilo que vai massagear o ego das pessoas, mas em todo o tempo, Ela estará comprometida com a vontade de Deus para o seu povo, Ela confrontará o pecado e não aceitará coisa abominável embaixo de sua bagagem.
Que estejamos dispostos a pagar o preço que for, para realmente sermos uma Igreja comprometida com a verdade, e a nossa verdade se chama Jesus.

2.                        Uma igreja com ação social (Atos 2:45).

Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
É muito difícil encontrar um pastor ou um crente fiel que considere a ação social algo desnecessário ou não essencial na missão da Igreja. Portanto, a ação social não pode ser vista ou compreendida apenas como dever, no sentido de uma obrigação formal e farisaica, pois ela é parte integrante da Missão da Igreja e deve ser acolhida como fruto natural de uma fé integral que tem, pelo menos, três elementos essenciais: afetivo (esfera dos sentimentos, das emoções); cognitivo (esfera da razão) e comportamental-normativo (esfera da ação) Portanto, a relação com Deus “implica conhecê-lo, amá-lo e servi-lo”.1 Sendo assim, a ação social, como uma das dimensões da fé em ação (práxis da fé), é essencial para a vivência do Evangelho “A IGREJA TEM QUE TER NAS MÃOS DOIS PÃES: UM O PÃO ESPIRITUAL E OUTRO O PÃO MATERIAL”.
  
3.                        Uma igreja que não aceita o pecado (Rm 6:1,2).

Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Existem igrejas que seus lideres estão levando uma vida toda errada, com praticas pecaminosas e fora da vontade de Deus. Não se importam em viver assim, pois, estão acostumados com tais pecados. A igreja em Pérgamo, por sua vez, estava aceitando certas ciladas do inimigo (Apocalipse 2:14). Aquela igreja estava se prostituindo. Como é triste quando vemos o pecado entrar nas igrejas. Que o Senhor possa nos guardar disso.

NÃO SE ILUDA: VOCÊ NÃO É SUPER-HOMEM, NÃO É MULHER-MARAVILHA!
O PECADO NOS RONDA E ALGUNS CAEM, MAS A PALAVRA NOS DIZ QUE SE CONFESSARMOS NOSSOS PECADOS ELE É FIEL E JUSTO PARA NOS PERDOAR OS PECADOS E NOS PURIFICAR DE TODA A INJUSTIÇA – 1 JOÃO 1:9

4.                        Uma igreja que busca agradar ao Senhor (1 Ts 2:4).

Como homens aprovados por Deus para nos confiar o evangelho, não falamos para agradar pessoas, mas a Deus, que prova o nosso coração. O número de pregadores, evangelistas, e missionários que falam prioritariamente para agradar as pessoas tem aumentado diariamente. Esta prática, no entanto, está cheia de perigos. O perigo vem quando este esforço de agradar a homens e mulheres os leva a fazerem uma escolha errada: amando "a aprovação dos homens ao invés da aprovação de Deus" ( Jo 12:43). E quando fazem esta escolha errada, correm o risco de desagradarem a Deus.

Em meu julgamento, isto acontece porque eles acreditam que, fazendo assim, irão conseguir encher suas Igrejas mais rápido. Mas, norteando-se pelo que suas audiências desejam ouvir, eles serão obrigados a fazer mudanças que certamente hão de devastar seus ministérios.
ALGUNS PENSAM QUE “BAJULAR” ALGUÉM É O MESMO QUE AGRADAR A DEUS. NÃO.
DEVEMOS SIM, TRATAR A TODOS COM CARINHO E EDUCAÇÃO SEM BAJULAÇÃO.
EM MATEUS 4:10 JESUS ENSINOU QUE DEVEMOS ADORAR SÓ A DEUS.

5.                        Uma igreja que sabe adorar (Jo 4:23,24).

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. O primeiro princípio aqui é que Deus não procura adoração. Deus procura adoradores. Porque a adoração é um produto e adorador é uma maneira de ser. Deus procura o ser que adora e não o produto. O nosso enfoque deve ser no que é ser um adorador.
Existem algumas fórmulas boas de como ministrar o louvor, existem coisas que podemos fazer para que melhore tecnicamente a adoração. Mas, a adoração tem a ver com o coração. A igreja tem gasto uma grande parte do seu esforço, de seus recursos, de seu potencial tentando produzir adoração, mas o que Deus mais quer é um coração de adorador. Um coração totalmente dele.
 CERTO PASTOR  DISSE UMA VEZ QUE: “ADORAÇÃO COMEÇA COM PEDIDO DE PERDÃO”, PORQUE QUANDO CANTAMOS, LEVANTAMOS AS MÃOS E QUALQUER OUTRA EXPRESSÃO COM O CORAÇÃO MANCHADO, NOSSO LOUVOR NÃO VAI CHEGAR AOS CÉUS.
O VERDADEIRO ADORADOR ADORA AO PAI EM ESPIRITO E EM VERDADE OU SEJA EM TODO TEMPO E COM O CORAÇÃO PURO COM AS MÃOS LIMPAS.

6.      Uma igreja que sabe servir com inteireza de coração (Ef 6:7)

Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens. Nós não podemos de forma alguma servir o senhor com inteireza de coração se deixarmos que em nosso coração haja desvarios ou que nele habite a maldade, pois, podemos dizer que o coração humano, vazio e sem a presença de Deus, é comparado a um animal feroz domesticado. Você pensa que o conhece e que ele não apresenta perigo nenhum, mas quando menos se espera a sua natureza animal e voraz entrará em ação. 

CONCLUSÃO:
A igreja primitiva impactava vidas com seu modo de viver. Hoje as pessoas podem se escandalizar e até se desviar ao conviverem com certos “cristãos”.
Deus vem buscar uma igreja que tenha as qualidades das sete igrejas do Apocalipse. Ele nos quer prontos para a sua vinda. Nós somos a igreja do Senhor. Essa é a hora de nos prepararmos, ainda é tempo de mudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário