terça-feira, 16 de abril de 2013

TEMA: OS ERROS DE JEORÃO, EM 4 ATITUDES PARA TER UMA VIDA ABENÇOADORA. II Crônicas: 21: 1 à 20

Introdução:
Você pode lembrar de alguém, que já não viva mais próximo ou que já tenha morrido,  por quem sintam saudades? Vamos analisar o triste relato bíblico acerca do rei Jeorão, que morreu  depois de reinar oito anos. A Bíblia registra que ninguém lamentou por sua morte (outras traduções da  Bíblia dizem que “ninguém sentiu saudades” do rei). E eu pergunto se você morresse hoje, quantas  pessoas lamentariam por isso? Quantas pessoas sentiriam mesmo saudades de você? Ninguém lamentou pela morte de Jeorão. Como pode, alguém viver quarenta anos nesta terra, sendo rei de uma nação e terminar sua vida assim? Vamos ver algumas razões que levaram esse infeliz  rei “Jeorão” a cometer pelo menos quatro erros, que servem de alerta para nós.
1º. Jeorão abandonou o Senhor, o Deus de seus antepassados.
(2Cr 21.10 e 11). Esta é a pior escolha que alguém pode fazer em sua vida, abandonar o Senhor. Abandonar o Senhor é assinar nossa sentença de morte espiritual. É suicídio espiritual. Sem o Senhor ninguém vai adiante. Sem Deus ninguém é abençoado. Sem o controle absoluto de Deus ninguém prospera, ninguém recebe vitória. O Pr. Moisés sempre fala nos cultos ao ar livre na hora do convite: “Que é a melhor decisão/escolha que você pode fazer na sua vida, é permitir que Deus entre no seu coração, na sua vida”. Mas não foi isso que o rei Jeorão quis, ele fez o contrario rejeitou, deixou os caminhos do Senhor, porque este deixara ao SENHOR, Deus de seus pais. (Abraão, Isaque, Israel (Jacó) e Davi). Jeorão não seguiu o exemplo de seu pai (Josafá) rei piedoso. É triste ver pessoas deixando o senhor de lado, achando que a presença do Senhor não é importante. O líder Moisés reconhecendo o poder da presença do Senhor disse: Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar. (Ex: 33:15). Será que temos deixado as ricas promessas e bênçãos que Deus tem nos feito para passarmos a ter o gozo do pecado junto aos ímpios, aos rebeldes contra Deus? Pensemos nisto! Jeorão preferia ser conhecido como “genro de Acabe” a ser apontado como “filho de Josafá” ou “descendente de Davi”. Como queremos ser conhecidos pela sociedade? Como servos de Deus ou como pessoas ligadas a algum ímpio ou incrédulo? E pior ainda que, conforme o verso 11, o rei de Judá ainda influenciou muitas pessoas a deixarem a fé em Deus e a servirem a falsos deuses. Realmente Jeorão se foi sem deixar de si saudades. Por sua culpa, inocentes foram feridos e serviram de escravos para outros povos. Seu reino foi devastado economicamente. O erro de uma pessoa comum traz-lhe inúmeros prejuízos, mas o erro do rei prejudica todo o reino. Uma vida abençoadora começa com a decisão de apegar-se a Deus. Como você está? Apegado a Deus ou abandonou o Senhor?

2º. Jeorão desprezou a Palavra de Deus.
(2Cr 21.12). O maior profeta de Israel naquele tempo era Elias, que enviou uma carta ao rei de Judá, com uma palavra direta de Deus chamando o rei ao arrependimento e à mudança de vida. A atitude de Jeorão foi de ignorar completamente a mensagem do Senhor. A Bíblia ensina que para ser abençoado, o homem deve conhecer e praticar as Escrituras. Sabiamente se entende que qualquer pessoa que despreza a palavra de Deus não poderá ir bem em seus caminhos, visto que toda a sabedoria vem do Senhor e que fora Dele teremos apenas os maus desígnios desse mundo onde o príncipe desse século é Satanás. Pois sem Deus caímos nesse provérbio (Pv 14.10) “A caminhos que para o homem parece reto, mas o fim deles é a morte”.  E que lição podemos tirar também para nossas vidas? Uma vida fora da presença do Senhor jamais poderá ser uma vida de benção. É claro que até por certo momento alguém pode saborear alguma virtude e prosperidade, seja ela qual for, mas no fim sempre haverá a perda, enfermidade, miséria, solidão, depressão e a morte e morte sem salvação. Lembre-se, a prosperidade é a prosperidade do mundo, que vem dos enganos do diabo e não podem ser duradouras, mas aquilo que vem do Senhor é duradouro, firme e constante e traz alegria e paz ao coração. O desprezo da palavra levará ao homem sua própria destruição. Você quer prosperar em tudo o que fizer? Então é preciso apegar-se a Deus e à Palavra do Senhor.
3º. Jeorão odiou seus irmãos e os matou.
 (2Cr 21.4). Não houve uma razão para a malignidade praticada por Jeorão rei cruel e néscio, foram motivos fúteis. Ele simplesmente matou seus seis irmãos, provavelmente, para ficar com os bens que seu pai havia repartido. O salário do pecado é a morte. Ninguém conseguiu e nem conseguirá ficar impune praticando atos de rebeldia contra Deus, e nem maldosos contra o próximo. O juízo é a parte dolorosa reservada aos impenitentes e de coração duro. Quem quer ser abençoado pelo Senhor precisa amar seus irmãos e servi-los. O Salmo 133.1 diz: Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! Este Salmo nos ensina que quando nos unimos aos nossos irmãos o Senhor se agrada e concede bênçãos específicas (v. 3). Os maiores infortúnios entre famílias se dão por serem seus membros egoístas e ambicionarem tudo para si. Há um espírito de frieza e indiferença de uns para com os outros tentando insistentemente adentrar aos lares. O ciúme e o medo de membros da família ser mais carismáticos e conquistarem a liderança familiar conduzem a erros os invejosos. Caim pecou nisso. A Bíblia ensina que é suave a unidade familiar, o respeito mútuo. Jeorão matou  seus irmãos a espada, Não devemos destruir as pessoas que nos cercam e que nos querem bem. Fujamos do ódio, raiva, rancor, inveja. Todos precisamos uns dos outros. O modo de proceder diante de Deus e em relação ao próximo dirá se seremos saudosos ou não. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13, 35).  Uma vida abençoadora depende da sua disposição em ser amável para com seus irmãos em Cristo.
4º. Jeorão constituiu um péssimo casamento.
(2Co 21.6). A mulher com quem Jeorão casou-se, Atalia, era filha de Acabe e Jezabel, reis do reino do norte. Adoradores de um deus chamado Baal, assim Jeorão abriu espaço para o baalismo em Judá, e perseguia os profetas do Senhor. Ele escolheu como esposa uma mulher desprovida de temor de Deus. Atalia, certamente, influenciou Jeorão para o mal. A idolatria é um câncer mundial. A adoração de pessoas ou objetos inanimados insulta a soberania de Deus. A prática da idolatria se dá por não conhecerem as Sagradas Escrituras ou torcerem seus ensinos. Jeorão foi influenciado por sua mulher que era de linhagem idólatra. A Bíblia proíbe a idolatria. Ex 20. 4-5. Por isso uma série de tragédias incorreram sobre a família de Jeorão (vs. 9, 10, 16 e 18). Até seus filhos foram raptados e levados como escravos. Uma doença terrível o assolou, levando-o a morte. A Bíblia afirma que não fosse a promessa que Deus fizera ao rei Davi, nenhum filho de Jeorão teria sobrevivido. Não foi sepultado com as devidas honras reais, serviria de consolo para a própria família ver seu ente querido ser homenageado após a morte. Jeorão, porém, não fez jus. É o que se entende pela narrativa. Alguém escreveu que devemos viver de tal modo que o pregador não precise mentir em nossa cerimônia fúnebre. Para que sua vida seja uma bênção você deve servir ao Senhor com sua família. Se ainda não se casou, sua meta deve ser a de unir-se com um cônjuge cristão e fervoroso. Se já tem uma família, deve ser de ganhar sua casa para o Senhor. Ensinando os seus filhos a andarem no caminho do Senhor, se fazendo presente nos cultos, EBD, não deixe seus filhos fora das reuniões. Tragam eles e deixem sentados para que possam desde pequenos acompanharem e assim terem entendimento para andarem nos caminhos do senhor.
Conclusão:
Foram por esses motivos que não deixou saudades. Meus irmãos que possamos refletir sobre essa história. Todos gostam ou gostariam de saber que sua ausência foi sentida. Anelamos ser necessários e queridos. Isso, porém, tem elevado preço. Precisamos servir bem uns aos outros. Amar, perdoar e acolher. Dividir as vitórias e ser solidários nas dificuldades. Dorcas não foi rainha, mas agiu pelo bem-estar dos outros e ficou na história como mulher santa e carismática. Ela deixou saudades. At 9. 36-42. O Bom Samaritano a atitude de bondade desse samaritano, mostra que é isso que realmente agrada a Deus. O samaritano doou-se completamente ao homem que necessitava, empregando cuidado, tempo e até dinheiro. Essa é a atitude que Jesus quer ver. Em outras palavras, Jesus quer ver obras decorrentes da fé e não uma fé vazia de boas obras. Se não conseguirmos plantar marcas de amor nas pessoas com quem nos relacionamos, o que elas vão pensar sobre Jesus, Nosso Salvador? Todos nós temos a chance de construirmos uma história de vida com Deus. Fazendo as escolhas corretas, dando os passos certos, assim deixaremos um legado de bênçãos nas vidas de muitas pessoas, a começar por nossos filhos e discípulos. Apegue-se ao Senhor, à Sua Palavra, ame seus irmãos e sirva a Deus com sua família. Deus abençoe a sua e a minha vida grandemente. Amém!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário